Placeholder image for template purposes.

Iluminando o caminho da sustentabilidade

Um espetacular túnel de luzes na fábrica da Magna em Obertshausen, Alemanha, revela como a inovadora tecnologia de LED se tornou um divisor de águas para a manufatura de ponta da empresa.

O túnel de LED é a etapa final do processo de pintura na fábrica da Magna Exteriors, onde os colaboradores realizaram, em 2020, verificações de qualidade de aproximadamente 1,1 milhão de para-choques de veículos premium, incluindo o Audi A8, BMW Série 1, Mercedes-Benz Classes A e B, e Opel Insignia.

"A nossa tecnologia inovadora de iluminação ajuda os colaboradores a identificarem erros na pintura", explica Dieter Grunewald, gerente de energia e fábrica em Obertshausen. "Você consegue ver qualquer defeito no reflexo preciso da luz. A tecnologia melhora a qualidade, economiza energia, reduz CO2 e contribui com a sustentabilidade."

1920x960-menu-photos-02
Lighting_Way_Sustainability-01-opt

A tecnologia foi codesenvolvida pela Magna e pela Zumtobel, uma empresa austríaca especializada em iluminação, para substituir um sistema antigo e menos eficiente que usava lâmpadas incandescentes.

Desde a implementação da tecnologia de iluminação em 2019, a Magna Obertshausen reduziu as emissões de CO2 nessa parte do processo de fabricação em 4,21 toneladas por ano, com uma economia de 4.876 euros por mês. Além disso, o túnel de LED gerou uma redução de 10 a 20% no retrabalho de peças e refugo na fábrica.

O diodo emissor de luz (LED) é atualmente uma das tecnologias de iluminação com maior eficiência energética, em comparação com lâmpadas incandescentes convencionais. Os LEDs estão sendo usados em tudo, desde semáforos e TVs a luzes de freio em automóveis. Eles duram mais do que as lâmpadas tradicionais, usam energia de forma mais eficiente e reduzem drasticamente o uso de energia.


A inovadora iluminação de LED é apenas uma parte de um amplo programa de economia de energia em Obertshausen.

Ele inclui:

  • Um projeto especial para diminuir os "sistemas de ar das salas" durante o isolamento da covid-19 e em períodos sem produção. Essa iniciativa reduziu o consumo de energia em 300 megawatts-horas em 2020, resultando em uma diminuição de aproximadamente 120 toneladas de emissões de CO2. Um megawatt é equivalente à energia produzida por 10 motores automotivos.
  • O programa de monitoramento de energia da fábrica localizou e eliminou erros no tempo de execução da máquina de moldagem por injeção da fábrica, reduzindo o consumo de energia de 22.350 quilowatts-horas por semana para 17.150 kWh por semana. Essa medida reduziu as emissões de CO2 em 2,08 toneladas por semana.
  • Ao diminuir o ar da cabine automática durante a pintura de camada única, quando somente uma demão de primer é usada, a fábrica alcançou uma economia de energia de aproximadamente 283 megawatts-horas por ano e uma redução em emissões de CO2 de 113,5 toneladas por ano.
Lighting_Way_Sustainability-02-opt

"A mentalidade sustentável é um dos pilares dos nossos 1.150 colaboradores", diz Andreas Spannenberger, gerente de energia em Obertshausen.

A dedicação à proteção do meio ambiente vai muito além das paredes da fábrica para colaboradores como Spannenberger e Grunewald.

"Meu neto August tem 18 meses de idade", diz Grunewald. "Estou tentando criar um mundo melhor para ele. Eu não estou trabalhando para economizar energia e reduzir CO2 apenas no trabalho. Eu faço o mesmo em casa. Eu troquei todas as lâmpadas por LEDs e coloquei painéis solares no meu telhado há quatro anos. Agora, tenho um custo zero de energia. O que estamos fazendo no trabalho e em casa é um grande investimento no futuro para os meus netos e para as gerações que virão."

We want to hear from you

Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.

Artigos relacionados

Conecte-se

Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.