O prêmio celebra os gerentes de energia profissionais mais inovadores de Ontário, Canadá, que proporcionaram um valor duradouro para as organizações da província. Na divisão de Guelph, Ameer lidera o programa de gestão estratégica de energia, em que administra auditorias de energia, cria estratégias para economizar energia e impulsiona a mudança organizacional. O trabalho de Ameer contribui para a meta da Magna de alcançar a neutralidade de carbono em todas as fábricas até 2030, observou o Save on Energy, uma ramificação do IESO, Independent Electricity System Operator (Operador independente do sistema de eletricidade) em Ontário.
Para esse gerente de energia da Magna, a sustentabilidade começa no chão de fábrica. A abordagem de Ameer está refletida em alguns dos projetos mais recentes da divisão.
Com o auxílio de uma bolsa de 40.000 dólares do National Resources of Canada (Recursos nacionais do Canadá), a divisão de Guelph, Ontário, instalou 150 medidores de energia em toda a fábrica em 2022 para medir a eletricidade e o ar comprimido em 39 prensas de molde de injeção, três linhas de pintura e outros equipamentos. A meta era aumentar a conscientização sobre o consumo de energia e oferecer aos operadores relatórios semanais sobre o uso de energia, com o objetivo de obter uma redução geral de energia de 10% na fábrica em 2023.
“Precisamos incentivar os operadores do chão de fábrica, e não apenas o gerente de energia, a pensar sobre o uso de energia”, diz Ameer. “Temos 1.500 pessoas na fábrica. Já que estamos avançando rumo à neutralidade de carbono, é necessário ter ideias mais complexas para as mudanças de processo. A melhoria contínua é tudo.”
Após um período como estudante de educação cooperativa (Co-op) na Magna, subordinado ao gerente de energia anterior da fábrica, Ameer decidiu que “esse era o lugar onde queria estar”. Ele concluiu o bacharelado em Tecnologia de Engenharia de Automação na McMaster University e entrou na Magna efetivamente há três anos. As tarefas atuais de Ameer incluem o suporte à engenharia, que permite que ele implemente os projetos de incentivo energético na fábrica.
Natural de Lahore, Paquistão, ele afirma se identificar com dois valores fundamentais da Magna: Pensar grande e Ser colaborativo.
“Pensar grande expressa ‘qual é o próximo passo’”, diz. “Na nossa divisão, estamos analisando a energia solar. Com colaboração, podemos aproveitar ideias de 345 divisões da Magna e nos inspirar no que outras pessoas estão trabalhando. Recentemente eu participei de uma sessão de compartilhamento de ideias com divisões da Europa, e vimos as ideias dessas divisões sobre como alcançar a neutralidade de carbono.”
A inspiração também vem de viagens de infância com sua família para a região montanhosa da Caxemira no subcontinente indiano.
“Há uma sensação tão grande de paz e calma ali”, diz Ameer. “Venho de uma área onde há tanta beleza. É isso que estamos tentando proteger quando trabalhamos pela sustentabilidade.”
We want to hear from you
Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.
Artigos relacionados
Conecte-se
Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.