A ética de trabalho de Li e sua dedicação à manutenção das operações da fábrica – e seus hábitos alimentares – são tão conhecidos que os operadores da Plastcoat tomaram a iniciativa de trazer frutas e vegetais de suas hortas para compensar as refeições perdidas.
“Eles me trazem coisas como cebolinha chinesa”, disse Li, que cresceu em Shenyang, China. “Eu me sinto muito bem com isso. Esta é minha primeira experiência com fabricação, e não é o que eu imaginava. A fábrica é clara e brilhante, e as pessoas são muito calorosas e amigáveis.”
A maior responsabilidade de Li na Plastcoat é programar robôs. Ela também trabalha com diferentes tipos de equipamentos de automação industrial e ajudou a lançar o programa de treinamento em robótica da Plastcoat. O interesse dela em coaching, solução de problemas e inovação também está presente em seu trabalho voluntário como juíza do concurso First Robotics, onde ela dá mentoria para estudantes. Li também foi representante da Magna na Conferência de Mulheres Jovens da Skills Ontario no Canadá, onde falou sobre as mulheres da Magna que trabalham como técnicas e engenheiras de robôs.
“Normalmente nós não ouvimos as histórias delas”, disse Li. “Digo para mulheres jovens: ‘Não tenha medo de desafios ou dificuldades. Você não precisa de músculos para fazer o trabalho.’ Isso significa que o mundo é mais aberto para nós. Não importa se você está em frente a um braço robótico gigante. Você vai entender em algum momento. Tenha uma mente aberta.”
O senso de determinação e disciplina de Li começou muito cedo, quando ela aprendeu a tocar a pipa, um alaúde chinês (instrumento de cordas) que existe há milhares de anos. Li disse que a mãe dela usava um tipo de psicologia reversa para encorajar a habilidade musical da filha.
“Minha mãe é professora do ensino médio em Shenyang”, disse Li. “Quando eu era preguiçosa e não praticava quando tinha 7 ou 8 anos, ela dizia: ‘OK, desista. Você está desperdiçando meu tempo e dinheiro.’ Quando eu escutava isso, persistia e tentava mais. Demorei muito tempo para aprender a pipa, mas quando cheguei à universidade, tive a oportunidade de liderar o grupo de pipa na Universidade de Shenyang, ensinar o instrumento e me apresentar no palco. Foi uma ótima sensação.”
Esses hábitos de estudo precoces compensaram de muitas formas.
Li se graduou em ciências aplicadas com foco em automação pela Universidade de Tecnologia de Shenyang e obteve um diploma avançado da Humber College em tecnologia de engenharia eletromecânica, também focado em automação e robótica. Sua formação continua até hoje. Ela voltou à Humber em um programa patrocinado pela Magna onde está estudando para se tornar uma eletricista.
Li gosta de compartilhar seus marcos de carreira com seus alunos das áreas exatas e como representante da Skills Ontario, um grupo que promove profissões e tecnologias especializadas no Canadá.
“Compartilho minha experiência com eles, mostro-lhes o que sua carreira poderia ser e falo sobre os tipos de projetos em que trabalho na Magna”, disse Li. “Fico entusiasmada com isso. Digo a eles que adoro robôs e automação.”
We want to hear from you
Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.
Artigos relacionados
Conecte-se
Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.